Leandro

fev 192014
 

Quando nossas fotografias começam a ser publicadas em livros que “param em pé” na estante é um ótimo sinal!
Fotografamos 4 projetos publicados no volume 11 do OCA – Arquitetura no Brasil, livro referência em arquitetura e interiores no país.
Os clientes são: Doriselma Mariotto, Dayala e Rafael, Saback e Munhoz e Giselle Motta.
Confiram!

out 302013
 

correspondencias

No início de maio participei de uma oficina de produção de documentários ministrada pelo Coletivo Garapa, de São Paulo. O resultado pode ser conferido nos links abaixo.

Interessante o “arranjo” desta oficina patrocinada pela Funarte: através da sobreposição dos mapas plotados das 5 cidades onde realizaram-se as oficinas, foram criadas correspondências físicas de locais entre as cidades. Esses locais foram os pontos de partida e chegada dos circuitos criados para a captura das imagens. A partir das imagens geradas, então, surgiram as correspondências subjetivas entre esses centros urbanos, sob o foco principal da mobilidade urbana, mas com certeza dando pano pra manga pra reflexões sociais, demográficas e culturais desse povo sincrético que há séculos vem construindo e reconstruindo cidades tão diferentes quanto São Paulo e Rio Branco, Goiânia, Curitiba e Fortaleza.

Um dos vídeos que produzimos durante a oficina de documentário “Correspondências”

Na íntegra:

http://www.garapa.org/correspondencias

 

 

maio 312012
 

Fiquei devendo este post, em homenagem ao amigo Daniel Loyola e a toda a “mineirada” gente boa que conheci em minhas andanças Geraes, pra cumprir aquela “promessa” do comentário dos “10 Anos da Onzeonze”. Ei-lo:

Esta foi uma peripécia em 360º que possivelmente foi a 1ª do gênero a ser realizada: uma foto 360 feita com câmera analógica, filme cromo e lente 28mm, dentro de uma caverna, nos idos dos anos 2000 (ou foi 2001?) com um detalhe mais singular ainda, iluminação por “light painting”, em cada foto individual do panorama… Fotografado, revelado, escaneado e finalmente montado (na época) no QuickTime VR… Uma raridade com certeza!

Bons tempos!

 


 

abr 052012
 

Estudio Onzeonze e Dayala + Rafael no Archdaily

O Estúdio Onzeonze agora está no ARCHDAILY, o site de arquitetura MAIS VISITADO NO MUNDO!

Depois de alguns anos aprimorando o olhar para a Fotografia de Arquitetura, estamos colhendo alguns frutos bem madurinhos!

O projeto fotografado é de autoria do escritório de arquitetura Dayala e Rafael, um dos nossos clientes mais talentosos, com projetos super fotogênicos!

Vão até dizer por aí: “assim fica fácil, né?”…

Veja a matéria e as fotografias publicadas no Archdaily. 

set 212010
 

A cultura do Pernambuco é uma das que mais me impressiona neste país-continente. Uma união de caboclo com erudito em uma mistura inusitadamente homogênea e tão “óbvia” que ninguém podia ter pensado nisto antes… “Não espere nada no centro, se a periferia está morta”, como diria Fred 04, pra citar um pernambucano como meu avô, de quem devo ter herdado esta honra de (também) ser pernambucano, nascido no Planalto Central.

Museu do Mamulengo - Olinda - PE

set 212010
 

Meio sem rumo no Recife, fui parar nessa paisagem onírica. Grande mestre da cerâmica o Sr. Brenand, construiu um ateliê, oficina, museu onde funcionava a cerâmica de seu pai, no início do século passado. Intrigante lugar! Uma fábula freudiana em 3 dimensões!

Oficina Cerâmica Francisco Brennand - Recife - PE